A influência da cultura africana na formação da cultura baiana
Profª. Olegário Araújo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura/História (LED0851) – Trabalho de Graduação
19/11/2010
RESUMO
A História da cultura baiana compreende a marca africana em sua construção. Os personagens que fizeram nossa História precisam de cor. Esta é uma questão que praticamente nunca é incluída no ensino de História. Entendemos que o papel social da escola é formar cidadãos críticos e reflexivos capazes de viver sua cultura em plenitude e conhecer a história que a construiu. Dessa maneira, este artigo objetiva discutir as questões relativas à formação da cultura baiana e a contribuição dos povos africanos para sua construção. Relacionando a história da África no Brasil a alguns desfechos na contemporaneidade, para tanto, faremos um resgate sobre a importância da cultura afro descendente na Bahia.
Palavras Chave: História da África; Bahia; Cultura Afro Descendente; Cultura Baiana.
1 INTRODUÇÃO
A Bahia apresenta constantes e diversas manifestações culturais com tradições e raízes africanas que estiveram presentes e foram dinamicamente construídas ao longo da formação do povo brasileiro. São blocos de axé, blocos afro, de pagode, de forró que intensificam a mistura e as matrizes africanas, um dos exemplos que podem destacar a presença africana na Bahia é o carnaval, pois compõe ritmos, religiosidade, risistência a escravidão, dança, vestimentas, adereços e uma infinidade de expressões trazidas e reconstruídas no decorrer da nossa história.
A questão da identidade racial, desde uma perspectiva antropológica e sociológica é ainda uma faceta polêmica e geradora de tensões e contradições. Mas ainda, ao trata da identidade negra, hoje talvez o desafio maior seja incorporar, na sua construção, elementos positivos que vão além do reconhecimento das injustiças históricas cometidas contra a população negra e a denuncia do