Influência européia, indígena e africana na cultura brasileira
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
São Paulo
2012
1 - MISCIGENAÇÃO
Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes.
As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza. É difícil afirmar até que ponto cada elemento étnico era ou não previamente mestiçado.
A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço:
• Caboclo = branco + índio
• Mulato = negro + branco
• Cafuzo = índio + negro
2 - A INFLUÊNCIA BRANCA/PORTUGUESA NA CULTURA BRASILEIRA
2.1 - Influência Linguistica
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do País.
2.2 - Influência Culinária
A culinária brasileira também recebeu algumas interferências dos colonizadores portugueses.
• Feijoada
• Cachaça
• Bacalhoada
Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga.
2.3 - Influência na Música e dança
O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas