Teoria das relações humanas
George Elton Mayol é considerado o pai da teoria, também chamada Teoria Humanística da adm.
Surgiu pela pressão dos trabalhadores, principalmente americanos, e sindicatos, em contraposição as teorias cientificas e clássica, pois verificou que as posições dessas não eram adequadas aos americanos, já que possuíam forte tendência à desumanização do trabalho, através da aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos, nos quais era exigida submissão dos empregados.
Origens básicas foram: a)Necessidade de humanização e democratização b)desenvolvimento das ciências humanas, em especial sociologia e psicologia, deixavam clara a inadequação da teoria Clássica c)Conclusões da experiência de Hawthorne. Experiência de Hawthorne
George executou as pesquisas nessa área. O interesse da empresa era melhor conhecimento e aumento da lucratividade. Mayol dividiu sua pesquisa em 4 fases.
PRIMEIRA FASE: Dividiu em dois grupos : Grupo de controle (Luz constante), e de observação(Luz variável). Conclusão direta: NENHUMA.
Cotinuaram experiência com outros fatores fisiológicos: fadiga no trabalho, mudança de horários, e descansos.
SEGUNDA FASE: Seis moças que constituíam o grupo de observação. Essa fase foi dividida em doze períodos:
1º Período: registrou-se a produção de cada operária no local de trabalho. 2º Período: isolou-se o grupo na sala de provas, mantendo-se condições de trabalho e medindo o ritmo da produção. 3º Período: mudou o sistema de pagamento. Pagamento era efetuado por tarefas em grupo. O grupo de controle não percebia alterações elevadas nos salários, pois estas eram dispersas pela quantidade. O grupo experimental as variações eram concentradas. 4º Período: introduziu intervalo de 5 minutos de descanso, no meio da manhã e tarde. Ocorreu aumento na produção. 5º Período: Aumentou intervalos para dez minutos. Novo aumento na produção. 6º Período: Passou para três intervalos de cinco minutos