Influencia da Cultura Indigena na Cultura Brasileira
Primeiros habitantes do território brasileiro, os índios se dividem em diversos povos de hábitos, costumes e línguas diferentes. Cada tribo possui sua cultura, religião, crenças e conhecimentos específicos. A diversidade cultural presente entre as culturas indígenas brasileiras é proporcional à existente hoje em todo o Brasil.
Apesar da colonização europeia ter praticamente destruído a população indígena física e culturalmente, a cultura e os conhecimentos desse povo acabaram por influenciar parcialmente a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos, como as redes de descanso, no Brasil. No período colonial, o principal destaque foi a influência indígena na chamada língua geral, uma língua derivada do Tupi-Guarani que serviu de língua franca no interior do Brasil até meados do século XVIII. Atualmente pode-se ver a herança indígena no folclore das regiões do interior do Brasil, com os seres fantásticos como o curupira, e na culinária com a mandioca, a erva-mate os pratos típicos como o pirão. ver artigo completo
A Cultura Brasileira
A Cultura Brasileira
Com a população mais miscigenada do planeta, o Brasil é um caldeirão de manifestações culturais.
A formação cultural no Brasil
A formação cultural no Brasil
Durante os séculos de colonização, o território brasileiro foi palco de uma fusão entre as culturas indígenas, europeias, especialmente portuguesa, e africana.
A influência portuguesa
A influência portuguesa
Colonizadores do território brasileiro por 322 anos, de todos os povos que chegaram no País os portugueses foram os que mais exerceram influência na formação da cultura brasileira.
A influência africana
A influência africana
No Brasil, a cultura africana chegou através do tráfico negreiro que trouxe para o País povos da África na condição de escravo
Influência dos imigrantes
Influência dos imigrantes
Por um vasto período de tempo a população brasileira era, em sua