economia
Após debate entre os membros do grupo foi definido como objeto de trabalho o ramo moda.
A escolha do referido ramo deu-se pela relativa acessibilidade na obtenção dos dados quantitativos e qualitativos.
Passo 2)
A) Quanto se compra e se vende: 24 bilhões ao ano.
B) Comportamento do consumidor: demanda sazonal.
C) Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido: Demanda universal.
Segundo dados do SEBRAE de 2007, a produção de vestuário nacional emprega cerca de 1 milhão de trabalhadores em todo país e fatura aproximadamente R$ 24 bilhões ao ano. Neste mesmo ano, o Brasil já possuía cerca de 20 mil empresas produzindo mais de 6,1 bilhões de peças.
No entanto, para analisar o mercado de moda, é preciso antes definir o foco de atuação do novo negócio. As peças podem ser destinadas a diversos tipos de clientes classificados por gênero, idade, classe social, afinidade política, opção religiosa, etc. Segundo estes critérios, pode-se ainda optar pela produção em série ou produção por demanda, personalizando-as neste último caso.
Independente do foco do negócio, este mercado é caracterizado pela sazonalidade da demanda, ou seja, varia de acordo com as estações ou meses do ano. Geralmente, a maior demanda ocorre nas estações e meses mais quentes do ano ou, se o foco do negócio for a personalização de camisetas, próxima a datas festivas ou grandes eventos.
Alguns fatores ainda contribuem para a construção de um cenário singular de oportunidades para o segmento. O mercado é geograficamente bem distribuído, a concorrência é diversificada e a demanda universal. Além disso, é o tipo de negócio que surge do saber fazer, podendo ser ofertado por qualquer pessoa que tenha experiência e conhecimento na atividade de costura.
O segmento de confecção possui um mercado varejista – seu principal cliente - extremamente pulverizado e bastante competitivo. No Brasil, segundo dados do Sebrae - 2007, existem aproximadamente 115 mil pontos de vendas de