Cultura Baiana
A cultura baiana, fortemente influenciada pelos costumes africanos, é muito rica e diversificada. Tanto no acervo de obras quanto nas manifestações populares, a Bahia possui um dos maiores patrimônios culturais do Brasil.
Música
Da cultura negra rotou o samba de roda, seu filho samba, e outros tantos ritmos, movidos por atabaques, berimbaus, marimbas, espalhando-se pelo resto do Brasil, e ganhando o mundo. Do rock ao tropicalismo, de Raul Seixas a Caetano Veloso, infinitos nomes desfilam mundo afora, como João Gilberto, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Gal Costa, Maria Bethânia, Tom Zé, entre outros.
Carnaval
Foi no Carnaval que o baiano encontrou-se com o mundo: Em 1950 Dodô e Osmar inventam o Trio Elétrico, e atrás dele "só não vai quem já morreu". Um novo cenário foi descortinado, revelando artistas e grupos musicais: Moraes Moreira, Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, entre outros. O negro conquista novamente sua identidade, e ganha força nos Filhos de Gandhi, o Olodum une música ao trabalho social.
Culinária
Com forte influência africana, na culinária local encontramos no tabuleiro da baiana o acarajé, o abará, o vatapá e tantos pratos temperados pelo azeite de dendê, o caruru, a moqueca, e a Bahia tem sempre um quindim ou a queijada á despertar o paladar.
Teatro
No Teatro baiano, há várias peças conhecidas: A Bofetada, Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia!, Siricotico - Uma comédia do balacobaco, Los Catedrásticos, Os Cafajestes, O Indignado. Além delas, há as companhias de teatro: Cia Baiana de Patifaria e Bando de Teatro Olodum.
Turismo
A partir dos anos 1960, o turismo adquiriu elevada importância na matriz econômica estadual. A Bahia tornou-se um dos principais destinos turístico do Brasil. Praias, patrimônios históricos e as tradições culturais são as principais atrações para os turistas. O folclore, a culinária, o carnaval e o sincretismo religioso são