processo criativo
Angela Francilaini de Moraes Baessa- UEM angelabaessa@hotmail.com Resumo: O presente artigo tem como problemática a reflexão sobre a releitura de imagens , constituindo-se pelo relato do processo criativo na aula de pintura desenvolvido por acadêmicos do Curso de Artes Visuais- Parfor da Universidade Estadual de Maringá. Numa metodologia teórico prática, a atividade objetiva descrever a releitura de um objeto pessoal, com fundamentação na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, e a concepção de leitura e releitura tratada por Analice Pillar. Para tanto, o trabalho do artista gráfico holandês M.C.Escher foi escolhido com o intuito de refletir sobre a criatividade por meio dos espaços e formas, conteúdos presentes na arte e na matemática, e de considerável importância para repensar, de forma organizada, o mundo em que vive. A apreciação se deu por meio de levantamentos das características do artista e por elementos das artes visuais destacados por ele.
Palavras-chave: Escher. Processo Criativo. Proposta Triangular. Leitura e Releitura.
Introdução
O cotidiano das pessoas é percebido pro inúmeras imagens, que é posta pela sociedade e pelas relações de poder, seja num outdoor, uma fotografia ou uma tela, questionando ou respondendo uma realidade do mundo que circunda, pois essas imagens são representações e construções sociais. Dentro dessa perspectiva nos perguntamos: O que vem a ser leitura de imagens e releitura de obras de arte?
A colocação dessa questão nos remete compreender os conceitos, que buscamos como referencial teóricos as publicações de arteeducadoras como Ana Mae Barbosa e Analice Dutra Pillar. Apoiando nesses referenciais, entendemos que antes de falar sobre o significado de releitura, precisamos compreender sobre o real significado de leitura.
Ler não é uma exclusividade da linguagem verbal e escrita, podemos utilizar o termo leitura também para a interpretação