PROCESSO CRIATIVO
Curso: Administração.
Tema: Processo Criativo
Trabalho realizado pela a aluna:
Evelyn de Castro Vargas.
São Gonçalo, Abril de 2014.
Resumo:
Identificar o problema ajuda a torná-lo conhecido, familiar. Coletar dados indica os possíveis caminhos para a solução. Incubar o problema faz com que combinações possam ser feitas em relação ao próprio problema. Aquecimento pode ser induzido como o Brainstorming. Iluminação acontece quando surge a ideia. Elabora-se a ideia, formatando-a de acordo com suas características intrínsecas. Verificação consiste no teste de validade da solução sugerida. Todo ser humano é criativo, ocorrendo uma variação de intensidade que está diretamente ligada a traços específicos de personalidade, dentre outros aspectos. De acordo com pesquisas, os principais traços observados nas pessoas criativas são:
1. Perseverança
2. Entusiasmo
3. Coragem
Introdução
A criatividade é um estudo dos processos, dos atos frequentes para a produção de uma obra original e eficaz. O processo de imaginação passa pela imaginação, pela inteligência, pela expressão emocional, e necessitam de desinibição, estimulação e organização, que são fases do processo criativo.
O estudo da criação é recente como pesquisa científica. Mas a atividade e o fenômeno de criação são antiquíssimos. O que veremos a seguir.
1.0 Processo Criativo
Para a abordagem do texto POSSIBILIDADES DO PROCESSO CRIATIVO, creio ser interessante deixar bem claro logo de início que se trata de um estudo no aspecto mais abrangente da palavra criatividade.
A criatividade tem sido estudada e definida de diversas maneiras revelando a existência de um fenômeno complexo e com muitas facetas. Nas definições mais antigas do termo CRIATIVIDADE encontramos o termo latino CREARE= FAZER e o termo grego KRAINEN=REALIZAR.(1)
Tanto no