Cultura afro
Na escola e cada vez mais jovem, a criança aprende logo cedo a dividir a atenção e aos cuidados do adulto com os outros do grupo, incluído e integrado facilita a construção da auto-estima positiva, elemento fundamental para o sucesso escolar. Os princípios gerais do pensamento liberal, o individualismo, a propriedade, a igualdade e a liberdade, estavam no fundamento do surgimento da escola como responsável por uma instrução publica. Essa escola deveria garantir o respeito aos talentos e aptidões individuais e o desenvolvimento máximo da capacidade de cada um, bem como a liberdade individual nas escolhas. A idéia de igualdade do pensamento liberal esta vinculada á igualdade perante a Lei, dela derivando a igualdade de oportunidades de acesso á instrução publica, como a igualdade de direitos, independente do pertencimento a qualquer classe social.
A ebulição de idéias que caracteriza o inicio do século XX trouxe para escola os filósofos, epistemólogos, sociólogos, lingüistas e os herdeiros da psicanálise, todos contribuíram na sua disciplina para desvendar a escola e sua função social.
1 – A ESCOLA E A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES.
É conhecida a precariedade de dados sobre a trajetória escolar dos alunos negros e mestiços, desde o ensino fundamental até a o universitário, pois há muita desigualdade racial no Brasil, em particular no sistema educacional. Sugerem que a vida escolar dessas crianças é mais difícil e acidentada que as de crianças brancas, elas enfrentam maior numero de saídas e voltas para o sistema escolar. Ao demonstrar que os alunos que terminam o ensino superior são poucos que se classificam como negro e pardos a maioria e alunos brancos. Essa analise nos remete de forma evidente a um processo de exclusão escolar voltada principalmente a população negra e mestiça.
2 – A ESCOLA E CURRICULO.
O currículo não e um elemento neutro e desinteressado na transmissão de conteúdos do conhecimento