Matematica
Mas o que é sustentabilidade De uma forma bem simplificada, é o equilíbrio que se deve buscar entre as necessidades humanas e os limites do planeta, não se esquecendo das gerações futuras, que necessitam de recursos para sua sobrevivência.
Nossa sociedade moderna, nas últimas décadas, tem aumentado sobremaneira o uso dos recursos da natureza, sem dar tempo para que o próprio planeta consiga repor aquilo que utilizamos. Temos retirado cada vez mais dele, em menos tempo. O exemplo mais comum é o da água, recurso que já se torna escasso em algumas regiões.
Por isso, a sustentabilidade vem para levantar o problema e discutir como podemos, no papel de cidadãos e empresários, modificar atitudes e comportamentos na busca de um planeta mais equilibrado.
A maioria das empresas, cada vez mais, está começando a compreender que reduzir o uso dos recursos naturais, melhorar os processos de produção e ter um menor desperdício é fundamental para sua própria sobrevivência como negócio.
Muitos profissionais afirmam, em diferentes partes do mundo, que as empresas que sobreviverão serão aquelas que se adaptarem às mudanças da sociedade. Cada vez mais os clientes querem produtos ecologicamente saudáveis e com qualidade. E muitas empresas estão saindo na frente. Matérias-primas menos agressivas, reciclagem de produtos, retorno do produto após o uso, redução do consumo de produtos químicos tóxicos, embalagens retornáveis e/ou recicláveis. Esses e outros temas têm entrado em discussão nas empresas, nos departamentos de engenharia, de inovação e P&D.
A pergunta que fica é: Por que temos empresas que ainda não se preocupam com essas questões Muitos autores afirmam que alguns dos motivos são: falta de visão de negócio e de comprometimento por parte