Use case point
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
Ronaldo Cavalieri R.A.: 1220427-7
TÉCNICA USE CASE POINTS
São Paulo - SP
ABRIL/2013
Ronaldo Cavalieri R.A.: 1220427-7
USE CASE POINTS
Este trabalho está sendo entregue à Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) e tem por objetivo descrever como funciona o processo de estimativa de tamanho, para projetos de software, utilizando a técnica de estimativa: Use case Points.
Professor: Aparecido Carlos Duarte
São Paulo - SP
ABRIL/2013
Sumário RESUMO 2 1- INTRODUÇÃO 3 2- PROCESSO DE MEDIÇÃO UCP 4 Calcular o Peso dos Atores do Sistema 4 Calcular o Peso dos Casos de Uso 5 Calcular Fatores de Ajuste 6 Calcular Fatores Técnicos 7 Calcular Fatores Ambientais 8 Calcular o Porte do Desenvolvimento 9 4- MODELO DE FLUXO DE PROCESSO 11 5- ESTIMATIVA DE ESFORÇO 12 5. COMPARAÇÃO ENTRE AS TÉCNICAS DE ESTIMATIVA PCU E APF 15 6. CONCLUSÃO 17 9- Referências 18
RESUMO
O corpo deste trabalho buscará aprofundar o conhecimento Use Case Points serão apresentadas as estimativas de tamanho do software que fazem parte de um conjunto de procedimentos fundamentais para o desenvolvimento de um software de qualidade. No presente estudo de caso, será relatada a utilização técnica de estimativas de Use Case Points, sua inserção dentro do processo de desenvolvimento de uma organização.
1- INTRODUÇÃO
Os (UCP) Use Case Points foi criado por Gustav Kamer em 1993, para servir de adaptação especifica dos pontos de função. Kamer posteriormente migrou para o Rational, mas aparentemente isso contribuiu para a disseminação do método com um todo.
A qualidade de software é um item complexo e difícil de ser alcançado. Isso envolve um conjunto de fatores técnicos, ambientais e humanos, que estão presentes em todas as etapas do desenvolvimento de software. Com a disseminação da construção e projeto de sistemas orientados a objetos, houve também uma mudança na forma de se especificar e