Métrica por use cases
Comparando as técnicas de métricas de software Use Case Points e Análise por Ponto de Função identificamos principais itens de comparação os seguintes itens:
* A métrica de Análise de Pontos de Função modelam os requisitos a um nível de abstração mais elevado e independente dos artefatos do que os Use Case Points, podendo ser utilizados por organizações que utilizem qualquer forma de representação dos requisitos, casos de uso ou outras.
* A métrica de Análise de Pontos de Função é mantida por uma organização internacional sem fim lucrativos chamada IFPUG – International Function Point Users Group. A métrica UCP além de ter uma bibliografia sobre o assunto escassa, não possui um corpo de conhecimento oficial.
* A técnica FPA possui um programa mundial de certificação profissional, além de ser padronizado internacionalmente pela ISO, possibilitando a uniformidade na aplicação. Enquanto a técnica UCP – Use Case Points ainda é bastante pequena, não possui dados públicos disponíveis, dificultando e até impossibilitando as comparações e a obtenção de padrões.
* Na medição de Use Case Points (UCP) podem levar resultados diferentes, pois não existe um padrão único para a escrita do caso de uso. Já a medição APF sempre chegará ao mesmo resultado independente do estilo da escrita dos casos de uso, pois a APF quebra os requisitos no nível adequado para a medição usando o conceito de Processo Elementar.
* O método de UCP não contempla a medição de projetos de melhoria (manutenção) de software, somente projetos de desenvolvimento. Enquanto a APF contempla a medição de projetos de desenvolvimento, projetos de melhoria e