Métricas de Software - comparação entre Ponto de Caso de Uso (PCU) e Análise de Ponto de Função (APF)
“A Métrica de Use Case Points (UCP)”
MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)
Métricas de Software
Prof. Luiz Francisco Contri
Data de Entrega: 09 de Março de 2014
Índice
1. Introdução............................................................................................ 3
2. Conceitos da Métrica Use Case Points – UCP.................................... 4
3. Comparação da Métrica UCP x FPA ................................................... 9
4. Conclusão........................................................................................... 12
5. Referências Bibliográficas .................................................................. 13
1. Introdução
Há uma dificuldade em gerenciar projetos no inicio do desenvolvimento de um sistema, devido à falta de informações. Em busca de gerenciamentos de projetos eficiente e eficaz com qualidade, dentro do cronograma e no orçamento estipulado são utilizadas a métricas de software como processo de estimativa.
As métricas de software proporcionam uma maneira quantitativa de avaliar a qualidade dos atributos internos do produtos, possibilitando avaliar a qualidade antes que ele seja criado. As métricas proporcionam as informações necessárias para criar requisitos eficazes e modelos de projetos, código sólido e testes completos.
Segundo PRESSMAN (2011, p. 563), as métricas, para serem úteis, devem ser simples e computável, persuasiva, consistente e objetiva. Ela deve ser independente da linguagem de programação e fornecer um retorno eficaz.
Existem diversas maneiras já propostas no mercado para medição de software, dentre elas está o modelo Pontos por Caso de Uso (Use Case Point - UCP) e a Análise por Ponto de Função (UFP).
Enquanto a métrica UCP é utilizada para medir projetos de software orientado a objetos, logo na fase de levantamento de caso de uso, permitindo mensurar o tamanho do sistema, complexidade, eficiência do projeto