Cultivo de abobrinha
ESCOLHA DA VARIEDADE
Recomendam-se as variedades Clarita, Clarinda AG-135, Caserta SH-202, Caserta CAC, Caserta BR e Cocozelle, que são, ao mesmo tempo, as mais conhecidas e de comprovada aceitação comercial. As plantas dessas variedades apresentam folhas mosqueadas e vigoroso crescimento vegetativo em moitas.
ESCOLHA DO LOCAL
Escolher solos férteis, ricos em matéria orgânica, bem drenados e com baixa acidez.
Abóboras não suportam excesso de água, que causam apodrecimento de frutos e de raízes e morte das plantas.
ÉPOCA DE PLANTIO
A abobrinha não se desenvolve bem em temperaturas baixas. O plantio vai de agosto a março, podendo ser realizado o ano todo em regiões de clima quente.
PREPARO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
Apenas uma aração bem feita é suficiente, não necessitando de gradagem.
Em terrenos com inclinação superior a 5 por cento, há necessidade de se adotarem práticas de conservação do solo. Procure um técnico para maiores esclarecimentos.
CORREÇÃO DA ACIDEZ
Remeter amostra do solo ao laboratório, para saber a quantidade de calcário a ser aplicada. Seguir a instrução da EMATER-MG sobre "Amostras de solo para análise". Usar calcário dolomítico finamente moído, pois as abóboras são muito exigentes em cálcio e magnésio. Não produzem bem em terrenos ácidos, com pH abaixo de 5,5.
COVEAMENTO
Abrir covas com 30 centímetros de boca e 30 centímetros de profundidade, no espaçamento de 1 metro por 1 metro.
ADUBAÇÃO
Recomenda-se fazer adubação de acordo com os resultados da análise do solo. Na ausência destes resultados e tratando-se de terreno pouco adubado, fazer as seguintes adubações:
a) ADUBAÇÃO DE PLANTIO
Aplicar 3 litros de esterco de gado curtido por cova. O esterco de gado pode ser substituído por 1 litro de esterco de galinha ou por 100 gramas de torta de mamona. Junto do esterco, aplicar ainda 100 gramas do adubo químico, fórmula 4-14-8 ou 4-16-8, por cova.
Incorporar bem os fertilizantes ao solo ,