Cultivares de Cebola
O desempenho da cultura é condicionado pela adaptação da cultivar as condições agroecológicas e agrotecnológicas vigentes. A cultura da cebola é divida em cultivar precocesde ciclo mediano e tardia.(FILGUEIRA, 2003). O tipo de cebola preferido varia com o mercado e a preferência cultivares. No Brasil, há preferência por bulbos de tamanho médio, pungentes, globulares, firmes, de película externa de cor amarela e marrom escura, e escamas internas de cor branca (EMBRAPA, 2004).
A demanda de cebola por bulbos avermelhados (arroxeados) é pequena e concentrada no Nordeste Brasileiro e na região de Belo Horizonte, em Minas Gerais (EMBRAPA, 2004).
As cultivares precoce de cebolacom duração de 4-5 meses, cultivares menos exigentes em fotoperiodo.As cultivares precoces apresentam amplaadaptabilidade ao cultivo em varias região brasileiras. Bom exemplos são os híbridos precosesGranex 33, Granex 90Granex 429 (FILGUEIRA, 2007).
Já as cultivares de ciclo mediano de cebola que tem uma duração de ciclo de 5-6 meses. As cultivares desse grupo são mais resistente ádoenças, apresenta melhor conservação dos bulbos e mais valorizados pelos mercados. Os exemplos de cultivares brasileiras não hibridas que são Baia Periforme, bola Precoce, IPA-6, e a Roxa do Barreiro (FILGUEIRA, 2007).
Segundo Filgueira,2007 as cultivares de cebola de ciclo mais tardio apresentam adaptabilidade restrita ao extremo sul. Os cultivares são, Rio Grande Bojuda, Jubileu e BelllaCriola.
As cultivares de alho em Santa Catarina podem ser agrupados em dois ciclos: precoce e tardio, cujas colheita dão-se, respectivamente, em meados de setembro- outubro e em meados de novembro- dezembro