Culinaria nordestina
O Nordeste é talvez a região brasileira com maiores contrastes de paisagem e riqueza natural. Além de uma extensa faixa litorânea, com lindas praias e coqueirais, a Região Nordeste conta com fascinantes formações geológicas, que guardam testemunhos fósseis e inscrições de povos pré-históricos. A região, sozinha, comporta quase 50% dos pólos eco turísticos mapeados pela EMBRATUR: são 47 ao todo. Formado pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sob influência européia, africana e indígena a culinária nordestina é bem variada e saborosa. Espero conseguir informações que satisfaçam ao professor , quanto à realização do trabalho.
Culinária
A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana.A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, formada durante o período colonial.
A culinária nordestina é uma culinária forte, influenciada pelas condições geográficas e econômicas. São pratos com muitos vegetais, carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar.
Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados.
Carne seca (carne de sol ou jabá), peixes e frutos do mar são presenças marcantes, quase obrigatórias na culinária do Nordeste.
Os pratos típicos da culinária nordestina são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu.
No café da manhã é comuns a presença da tapioca (feita com farinha de mandioca) e o cuz cuz (feito com farinha de milho e leite).
Como no Nordeste é grande a produção de cana-de-açúcar, o melado é muito usado na elaboração de pratos doces. A rapadura também é muito consumida na região.
As frutas tropicais (manga, caju, abacaxi, acerola, etc) são muito usadas na produção de doces (compotas) e também consumidas naturalmente.
A canjica, que no Nordeste é feita com milho, é uma espécie de pudim, também