Cuidados na estratégia de marketing
'Leve dois, pague um'. Esse era o slogan de uma quase bem sucedida ação de marketing da Pepsi, realizada em setembro de 2011. Quase porque a marca atraiu milhares de consumidores aos supermercados com a promoção. O problema é que, quando chegaram lá, muitos saíram de mãos abanando. Uma falha no planejamento da demanda fez com que as prateleiras ficassem vazias rapidamente, deixando muitos clientes frustrados. As reclamações choveram na internet. Assim, uma ação que tinha tudo para dar certo, acabou trazendo repercussões negativas para a marca.
Se até “gente grande” como a Pepsi pode pisar na bola de vez em quando, sua loja virtual não está imune a falhas – e elas podem custar caro para o seu negócio. Veja quais são os erros de marketing mais comuns – e aprenda a evitá-los:
1. Mire no público certo.
Mesmo com o melhor produto, preço e anúncio do mundo, se tentar vendê-lo para as pessoas erradas, você vai falhar.
2. Não suponha saber o que seus clientes querem.
Ouça o que o mercado tem a dizer. Ofereça produtos com base nos feedbacks dos seus clientes.
3. Evite falar só sobre você.
Os clientes não estão nem aí para a sua empresa ou para o seu produto. Fale sobre os seus problemas, necessidades e desejos. Concentre-se no que você tem a oferecer de melhor a eles. 4. Nunca acredite cegamente que seu e-mail chegará ao seu destino.
Você sabe quantos e-mails vão para nas pastas de spam todos os dias? Lembre-se, se o seu e-mail não chegar ao destino certo, você não vai vender! 5. Pergunte-se se as pessoas realmente vão abrir seu e-mail.
Chegar até a caixa de entrada do cliente não é garantia de que você vai conseguir passar sua mensagem. Um título matador vai aumentar as chances de o cliente de fato ler sua mensagem. 6. Saiba que o cliente tem atenção para outras coisas além de você.
Você está competindo contra tudo e todos que disputam a atenção do seu cliente: outras empresas, trabalho,