Csf Guide
Chegada na Alemanha
Chegada em Leipzig
A vida em Leipzig
Outras informações
Chegada na Alemanha
Visto
Cidadãos brasileiros podem entrar na Alemanha sem visto, desde que não pretendam ocupar uma vaga de trabalho. Esse é o caso de bolsistas do programa de bolsas Ciência sem Fronteiras. A única exigência na Alemanha é o registro no país.
Detalhes
http://www.brasil.diplo.de/contentblob/2681192/Daten/1512139/Merkblatt_Studiu
m.pdf
http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/Startseite.html
Registro obrigatório na cidade
Após a chegada na Alemanha o cidadão brasileiro deve se registrar dentro de duas semanas no Departamento Público de Prestação de Serviços ao Cidadão
(Bürgeramt). Além disso, deve ser solicitada uma autorização de permanência junto ao Serviço de Imigração, o mais tardar três meses após a entrada no país. A taxa para solicitar a autorização de residência é atualmente de 110€.
Seguro de saúde Quem deseja estudar ou fazer pesquisa na Alemanha precisa de um seguro de saúde apropriado. Os bolsistas do programa Ciência este Fronteiras são responsáveis por fazer um seguro de saúde válido na Alemanha. Para isso, há várias opções.
Na Alemanha, existem dois tipos de seguro: público e privado.
Caso você já possua um seguro de saúde privado no Brasil, informe-se se o seu
seguro também oferece cobertura no exterior. Essa informação pode ser obtida diretamente junto a sua seguradora. Em caso positivo, você precisará de um comprovante onde conste a validade do seguro para apresentar no ato da matrícula na Universidade de Leipzig. Atenção: uma vez vindo com um seguro privado, não será possível mudar para um seguro público durante sua estadia na Alemanha. No caso de seguro de saúde privado, geralmente todos os serviços médicos e medicação deverão ser pagas pelos segurado, que receberá posteriormente o valor da seguradora em forma de reembolso.
Como alternativa, o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) oferece um seguro