Crônicas
9° ano- Ensino Fundamental II
Gênero Textual: Crônica
Orientadora Josenilda Lopes
Paulo Afonso-BA Maio 2014 Gênero textual ‘’ Crônica ‘’
Aluno (a): Raquel Santana Alves e Silva
Pesquisa bibliográfica do 9° ano do ensino fundamental II, da Escola São Vicente de Paulo, sob a orientação da professora Josenilda Lopes da disciplina de língua portuguesa
Paulo Afonso-BA Maio 2014
INDICE
1) Introdução
2) Crônica Narrativa
3) Exemplos de crônica narrativa
4) Crônica argumentativa
5) Exemplo de crônica argumentativa
6) Conclusão
7) Referencia bibliográfica
INTRODUÇÃO
- O que se trata.
- Qual sua importância.
-Qual é a finalidade.
Crônica
Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo". Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.
Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com a sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Alguns tipos de crônicas são a jornalística, humorística, histórica, descritiva, narrativa, dissertativa, poética e lírica. Uma crônica relata acontecimentos de forma cronológica e várias obras da literatura são designadas com esse nome.