Português jose saramago
Aos olhos do autor[editar | editar código-fonte]
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.
Personagens:
Personagens
O autor, José Saramago não faz da nomes aos personagens, mas sim pelas suas características e particularidades. Entre os personagens principais, temos:
O primeiro cego;
A mulher do primeiro cego;
O médico;
A mulher do médico: única que não ficou cega;
A rapariga dos óculos escuros,
O velho com a venda no olho e o rapazinho estrábico.
Também tem os personagens secundáros que não aparecendo ao longo do livro, como:
O cego da pistola;
O cego que escreve em braile;
O ladrão;
Os soldados; a velha do primeiro andar; o cão de lágrimas…
Exemplo:
‘’A rapariga dos oculos escuros – “Mãezinha, paizinho…Não está ninguém, disse a rapariga dos óculos escuros, e desatou-se a chorar encostada à porta…’’
Conclusão:
Numa sociedade onde o ser humano não segue seus códigos éticos e morais, onde todos fariam o que quisessem, seria impossível conviver e a idéia de sociedade em si, estaria arruinada. Onde lutaríamos, mataríamos, entre outras ações rudimentares, para suprir nossas necessidades.
Se alguém precisa subir na vida, precisa de algo que o favoreça, irá, quase que certamente, apenas fazer o que será bom para o indivíduo, sem pensar nas conseqüências que trará para a sociedade.
Ensaio sobre a cegueira, mostra de maneira metafórica, esse declínio da sociedade. O que seria a cegueira se não as nossas ambições e nosso egoísmo que nos faz ficarmos “cegos” diante do outro indivíduo e perante a sociedade.
Tema:
O autor fez uma boa elaboração do tema, e nos