odontologia
Saúde
SISTEMA DE SAÚDE
SISTEMA DE SAÚDE
Sua finalidade é melhorar quantidade e qualidade da vida da população no que se refere ao fenômeno saúde-doença.
Suas ações são subdivididas em programas.
Chaves (1978)
SISTEMA DE SAÚDE
Conjunto de elementos integrados por recursos humanos e financeiros que atuam dentro de uma organização estruturada e regulada.
Tem como objetivo: atender às necessidades da população com o tratamento de doenças, promoção de saúde e prevenção de enfermidades da comunidade a que pertence.
SISTEMA DE SAÚDE
“É um conjunto articulado de recursos e conhecimentos, organizado para responder às necessidades de saúde da população” de um local, município, estado ou país.
E os sistemas devem ser conformados em redes interligadas, articuladas e integradas de equipamentos e ações, para gestão e resultados mais efetivos.
Silvia Takeda (2004)
SISTEMA DE SAÚDE
PÚBLICO
SUBSISTEMAS
MISTO
PRIVADO
SUBSISTEMA PRIVADO
Finalidades
Lucrativas
EMPRESAS
PESSOAS FÍSICAS
Filantrópicas
Entidades
Sociais
(Fin. MISTO)
Ex.: Policlínicas,
Hospitais,
Cooperativas
Santas Casas de Misericórdia
Ex.: SESI,
SENAI, SESC
Chaves (1986)
SUBSISTEMA PRIVADO
Características:
Os custos do tratamento são assumidos pelo paciente em sua totalidade, quer seja por meio direto ou por meio da contratação de seguros privados.
A
escolha é pela disponibilidade econômica do indivíduo ou pelo fato de que tenha adquirido uma apólice de seguro. Navarro (2000)
SUBSISTEMA PRIVADO
Características:
A cobertura depende essencialmente da demanda. O paciente tem direito àqueles tratamentos que esteja disposto a pagar, ou aqueles incluídos na apólice de seguro aprovada por ele.
Os profissionais trabalham quase sempre, em consultórios particulares, ou em clínicas pertencentes às companhias de seguro.
Navarro (2000)
SUBSISTEMA PRIVADO