Crédito habitação
O Crédito Bancário, assim como o habitação é cada vez mais solicitado pela população junto das instituições bancárias; O Crédito Bancário tem vários elementos a ter em conta, tal como Finalidade, o Prazo, o Preço, o Montante, os Riscos e as Garantias; Existem várias modalidades no Crédito Habitação existindo na maioria dos casos uma taxa fixa e uma variável. Existe ainda encargos e seguros associados a todo o exercício deste tipo de crédito.
Associadas a este tipo de crédito há também garantias, reais e pessoais, que são necessárias á obtenção do Crédito Habitação;
Demonstração com um caso pratico de como calcular a prestação ao fazer um Crédito Habitação.
“Operação pela qual um banco põe determinada soma à disposição do beneficiário, com a promessa de este lhe pagar os juros convencionados e de lhe restituir, na data fixada para o reembolso, importância correspondente á que havia sido emprestada.”
Dicionário de Língua Portuguesa – Porto Editora
Finalidade
Representa aquilo que o cliente pretende adquirir com o montante disponibilizado pelo banco e a respectiva utilização.
Prazo
Relaciona-se com a vida útil do bem, não devendo ser o prazo de pagamento do crédito superior ao tempo de vida útil do mesmo.
Preço
O Crédito Bancário como qualquer outra actividade tem como objectivo o lucro. O custo do crédito é assumido em nome de juros e de comissões.
Montante
Este é determinado de acordo com a finalidade do crédito bem como em função do valor do bem a adquirir e das necessidades de quem o adquire.
Riscos
Refere-se ao prejuízo que poderá decorrer perante a operação do Crédito
Garantias
Estão relacionadas com a finalidade, o montante e o prazo e devem garantir a capacidade do cliente em cumprir as suas obrigações de crédito, ou seja, constituem uma via alternativa para reparar o prejuízo feito ao credor (o Banco).
É um contrato de empréstimo da instituição