Asdas
O presente documento resultou de um levantamento exaustivo de todas as necessidades de formação ao nível da higiene e segurança no trabalho efectuado na empresa ABConstruções, S.A.
Índice
1. INTRODUÇÃO 3 2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4 2.1. Identificação da Empresa 4 2.2. Organigrama da Empresa 4 2.3. Recursos Humanos 5 3. DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO 6 3.1. Metodologia de Recolha de Dados 8 4. FORMAÇÃO 9 4.1. OBJECTIVOS 9 4.2. METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO 10 5. PLANO DE FORMAÇÃO 10 5.1. CALENDARIZAÇÃO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO 12 6. METODOLOGIA E RECURSOS PARA A FORMAÇÃO 13 7. AVALIAÇÃO DAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO 13 7.1 Níveis de Avaliação da Formação 14
1. INTRODUÇÃO
É
da responsabilidade da empresa garantir que os seus colaboradores tenham informação e formação adequadas para o trabalho que desenvolvem, quer ao nível técnico, quer no que se refere à forma de desempenhar essas tarefas em segurança.
A elevada sinistralidade verificada obriga a que, além de melhorar as condições de trabalho, se tomem as medidas necessárias a alterar os comportamentos dos trabalhadores, para que interiorizem práticas seguras no desenvolvimento das suas actividades normais. É ainda necessário considerar que os riscos e problemas em matéria de saúde e segurança no local de trabalho está a ser ampliado por novos “agentes” e novos aperfeiçoamentos tecnológicos e métodos de produção e pela crescente mobilidade e flexibilidade das situações de trabalho, o que origina problemas de desadequação profissional dos trabalhadores e desempenhos ineficientes face às actuais exigências do mercado de emprego.
Tendo em conta estes objectivos procura-se fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores das organizações, o que ao nível estratégico, significa:
Promover as competências;
Desenvolver a qualidade;
Reforçar a competitividade.
2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
2.1.