Gestão conflitos
Desde pequenos que somos confrontados com situações quer de conflito, quer de stress. Inicialmente essas situações são pouco significantes mas, assim como as pessoas crescem, também crescem os seus problemas.
De certeza que pela vossa vida fora vocês vão ter muitas situações onde vão necessitar de alguma forma saber reagir a um destes problemas. Porque não começar a aprende-lo já antes que seja tarde demais?
Gestão de Conflitos
O que o conflito?
Basicamente todos sabemos o que é um conflito. A dificuldade surge quando temos de o definir.
Efectuando como que uma tradução a letra da definição encontrada no livro "Management", podemos definir o conflito como sendo:
"A oposição que surge quando existe um desacordo dentro ou entre indivíduos, equipas, departamentos ou organizações"
E, independentemente dos tipos de divergências de onde pode resultar, podemos dividir o conflito em 3 tipos: o Conflitos de Objectivos; o Conflitos Cognitivos; o Conflitos Afectivos;
Tipos de Actuação face a Conflitos
Independentemente do tipo de conflito que se esteja a enfrentar, existem três tipos formas actuar perante um conflito: o Negativas;
O indivíduo tenta evitar a todo o custo qualquer tipo de conflito ou
O indivíduo tenta utilizar o conflito de uma forma que leva a uma competição intensiva. o Positivas;
O Indivíduo tenta manter sempre um conflito
O Indivíduo quer que esse conflito seja um conflito construtivo
O indivíduo graças a esse conflito vai tentar descobrir as diferenças de opinião entres os diversos participantes. o Equilibradas.
Distingue-se da atitude denominada positiva, pelo facto de se tentar encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois tipos anteriores quando se verifica que qualquer conflito pode ter resultados negativos quer para a empresa/organização ou para as próprias pessoas envolvidas.
Esta medida permite reduzir a ambiguidade e o conflito no