Cruzadas
História da Terceira Cruzada
O objetivo principal dos cristãos na Terceira Cruzada era reconquistar a Terra Santa (Jerusalém) que se encontrava em posse dos muçulmanos. Jerusalém havia sido conquistada pelo sultão Saladino em 1187, ano em que ocorreu a convocação da Terceira Cruzada pelo papa Gregório VIII.
Os cruzados obtiveram vitórias nos anos iniciais da cruzada. Em 1191, os cruzados chegaram a reconquistar a cidade de Acre. Porém, o rei francês retornou para a França em função de suas condições precárias de saúde e Frederico morreu ainda a caminha da Terra Santa.
No final, os cruzados saíram derrotados, pois os muçulmanos estavam em melhores condições militares e somente o rei Ricardo com seus guerreiros permaneceram no oriente até o final.
Através de um acordo entre o rei Ricardo e Saladino, este último concedeu autorização aos cristãos para que estes pudessem visitar Jerusalém. Este acordo marcou o fim da Terceira Cruzada, estabelecendo um período de maior tolerância religiosa entre cristãos e muçulmanos.
Você sabia?
- Desde o início das cruzadas, a Cruzada dos Reis foi a mais importante e a que reuniu maior força militar dos cruzados.
- A Terceira Cruzada teve a participação da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos.
http://www.arqnet.pt/portal/universal/cruzadas/cruzada04.html
1187. O arcebispo de Tiro prega a Cruzada.
1188. Frederico Barba-Roxa, imperador alemão, Filipe Augusto, rei de França, e Ricardo Coração de Leão, rei de Inglaterra, organizam uma Cruzada a pedido do papa Gregório VIII.
1188, 1 de Janeiro. Saladino abandona o cerco de Tiro, defendido por Conrado de Montferrat, marquês piemontês.