Crm para o mercado educacional
As instituições de ensino de iniciativa privada, ao longo dos últimos anos, têm mudado as suas visões dos alunos, passando a vê-los como clientes. Essa nova visão é motivada, principalmente, pelo crescimento da concorrência, que torna cada vez mais difícil a captação e manutenção do quadro discente das instituições.
O resultado desse novo cenário é a busca, por parte dessas instituições, em especial universidades e faculdades particulares, em implementar conceitos e metodologias consagrados em outros segmentos de mercado dentro do mercado educacional. Entre esses conceitos e metodologias está o CRM (Customer Relationship Management), um método que prima pela integração das diversas áreas de uma empresas ou instituição com o objetivo de conquistar novos clientes e aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes atuais.
Segundo Moacyr Galo Júnior, “a ideia central da estratégia do CRM é concentrar os esforços de marketing aonde a empresa julga que o retorno será maior”. Dentro do mercado educacional o CRM ganha um novo nome: SRM (Student Relationship Management), e tem o mesmo objetivo de maximizar o lucro. Para tanto, as instituições de ensino focam em melhorar seus relacionamento com os alunos e com os candidatos a vagas dentro da instituição, sempre tendo em mente que é mais vantajoso financeiramente conseguir manter a fidelidade dos alunos atuais do que promover esforços para atrair novos alunos para substituírem os que são constantemente perdidos.
Importância do CRM em uma instituição de ensino
É quase impossível oferecer um atendimento personalizado para cada aluno de uma instituição de ensino. Assim, o SRM tem um papel fundamental no alinhamento dos interesses e serviços educacionais oferecidos pela instituição com as expectativas dos alunos em relação à sua carreira academia ou profissional e à formação a fim de garantir a empregabilidade. Através de ferramentas tecnológicas baseadas na unificação do banco de dados sobre todos os