DERE
Tema 7: Sistemas de Informações Gerenciais e Gestão de Desempenho
Autor: Ronaldo Barbosa
Como citar este
Autor:Sistemas dematerial: Gerenciais e Gestão de Desempenho.
RonaldoInformações
Barbosa
BARBOSA, Ronaldo. Tecnologias de Gestão:
Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
Neste tema, estudaremos uma ferramenta importante de gestão de desempenho nas organizações e abordaremos, também, algumas ideias relativas a Sistemas de Informações Gerenciais (SIG).
Vamos começar pela seguinte história:
Era uma vez, a empresa João & Maria Associados, que tinha como meta aumentar os lucros. Seus sócios não sabiam por onde começar e foram consultar Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School, que os aconselhou a, antes de mais nada, esquecer os lucros. “O quê?”, espantaramse os dois. Isso mesmo, vocês devem escolher um fator impulsionador para seu objetivo. Entre as opções consideradas, João decidiu ampliar a participação de mercado. “Mas como?”, perguntou Maria. Kaplan novamente lhes pediu para que apontassem um fator impulsionador. “Talvez aumentando o nível de satisfação do cliente”, respondeu Maria. “Mas como?”, foi a vez de
João perguntar. “Escolha um fator impulsionador da satisfação”, disse Kaplan mais uma vez. E então os sócios concordaram que reduzir o prazo de entrega dos produtos seria um bom impulso. “Mas como fazer isso?”, disseram os dois ao mesmo tempo. A essa altura, o leitor já deve estar respondendo mentalmente: “Eles devem escolher um fator impulsionador que agilize o processo de produção!” Maria e João também pensaram um pouco mais e chegaram à conclusão de que esse fator poderia ser treinar os funcionários1.
A história da João & Maria Associados mostra que vários indicadores de desempenho, como lucro, participação de mercado e satisfação do cliente, formam uma cadeia de relações de causa e efeito e funcionam como fatores impulsionadores uns dos outros.
Resumindo, apresentamos a Figura 7.1: