Mulheres L deres
ANSELMO DE JESUS DAMASCENO
LEADING WOMEN
Cruzeiro do Sul – Acre,
Abril de 2014.
Mulheres Líderes
Hoje em dia as mulheres conquistaram postos importantes dentro do âmbito trabalhista, empresarial e político que antes eram ocupados exclusivamente pelos homens. A política é um deles, algumas mulheres com seu caráter e determinação as converteram em dirigentes de seus respectivos países, deixando de lado o estigma de que os homens são os únicos capazes de serem líderes. Algumas vêm obtendo grandes resultados em seus mandatos e demonstram um caráter firme e ímpar em sua tomada de decisões.
As mulheres ganharam destaque no cenário mundial nos últimos anos. Em nível global, menos de um em cada cinco parlamentares é mulher. A ascensão vai desde a inserção na política até a ocupação de grandes posições no campo dos negócios. Este Advento se dá especialmente por causa das lutas pela igualdade de direitos entre os sexos.
No Brasil, os exemplos são notórios. Ao assumir a presidência do Brasil Dilma Rousseff entrou para um restrito clube de líderes globais que tem atualmente 17 mulheres. Seus principais ministérios são liderados por mulheres: Miriam Belchior (Planejamento); Gleisi Hoffman (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), e Graça Foster, presidente da maior empresa estatal do país – uma das maiores empresas de petróleo do mundo – Petrobras. Daí a importância percebida da classe feminina na esfera política, desempenhando papéis predominantes no crescimento e desenvolvimento da nação.
As mulheres têm feito grandes avanços no mercado de trabalho nos últimos anos. Elas possuem, em média, menos cargos de nível sênior que seus colegas do sexo masculino. Estudos comparando o crescimento das empresas lideradas por homens e mulheres revelaram que as empresas lideradas pelo sexo feminino têm sido mais bem sucedidas do que as do sexo masculino e ainda mostram que