Qualidade na Manutenção
As empresas, hoje, não têm mais dúvida de que Gestão pela Qualidade Total é uma ferramenta eficaz para se alcançar a competitividade empresarial. O Sistema de Qualidade de uma organização é formado por vários subsistemas que se interligam através de relações extremamente fortes e interdependentes. Nesse quesito, a Manutenção tem um papel fundamental, visto que, sua missão é garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um programa de produção ou de serviço com preservação do meio ambiente, confiabilidade, segurança e custos adequados.
6.2 - O Papel da Manutenção no Sistema de Qualidade.
O Sistema de Qualidade de uma organização é formado por vários subsistemas que se interligam através de relações extremamente fortes e interdependentes. Cabe a Manutenção a coordenação dos diversos subsistemas fornecedores, ai incluídos a engenharia e o suprimento de materiais, entre outros, de modo que o Cliente interno principal, que é a operação, tenha a instalação de acordo com as necessidades da organização para atingir suas metas empresariais.
6.3 - Fatores Culturais e Gerenciais.
A adoção do Sistema de Qualidade afeta profundamente a cultura de uma organização:
A introdução de procedimentos torna o mantenedor independente da supervisão para a execução das tarefas rotineiras. O responsável pela execução é quem agrega qualidade ao produto; é preciso torná-lo autossuficiente para garantir a qualidade do seu trabalho, deixando para o Controle de Qualidade apenas as tarefas de inspeção especializada.
Com a sistemática utilizada, há uma valorização das pessoas pelo grau de certeza na maneira de executar tarefas, pelos resultados que são alcançados e pela motivação que advém disso. Esse Sistema prevê tal grau de capacitação que promove adoção da polivalência.
As pessoas participam do processo como um todo, contribuindo, efetivamente, para a sua melhora. Esse envolvimento lhes rende, por outro lado, um ganho na