Critica pinóquio as avessas
PINÓQUIO ÀS AVESSAS: ANÁLISE CRITICA
PSICOLOGIA 3º SEMESTRE
SÃO PAULO
2013
PINÓQUIO ÀS AVESSAS: ANÁLISE CRITICA
Projeto referente á disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem do curso de graduação em Psicologia da UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP, com o objetivo de analisar do ponto de vista pedagógico a obra “Pinóquio às avessas” do autor Rubem Alves.
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA 04 SOBRE A APRESENTAÇÃO E CONCLUSÃO 05
ANEXOS....................................................................................................................06
SÃO PAULO
2013
ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA
O livro Pinóquio as avessas, apesar de ser um livro para o público infantil, atinge aos educadores e aos pais, onde aborda diversas formas de ensino.
O conto é baseado num livro antigo, escrito por Carlo Collod, onde o autor Rubem Alves decide modificar a moral da história para destacar um assunto que a muito tempo está entre a nossa sociedade.
Muitos pais e professores ainda acreditam que somente na escola a criança pode tornar-se “adulto de verdade” e indo para escola a criança aprenderá tudo sobre a vida.
O autor procura abordar uma ideia de que nem sempre uma pessoa que sempre tirou boas notas, que estuda em grandes escolas e se tornam grandes profissionais, atingem totalmente sua satisfação pessoal, ou seja, nem sempre ter boa notas e frequentar a escola garante um futuro feliz à alguém. De fato, ir a escola, fazer deveres escolares, fazer faculdade e se especializar em algo, pode trazer sucesso a alguém, mas nem sempre esse sucesso torna todas as perguntas respondidas.
No início da história, o autor foca em como os pais descrevem a escola para a criança, tentam “responder” a todas as perguntas do garoto dizendo que somente na escola aprenderá tudo aquilo, onde terá todas as respostas de suas dúvidas. Assim, o menino se ilude pelo fato de achar que os professores saberiam