critica do parentesco
A antropologia sociocultural tem considerado muito tempo o estudo da familia e do parentesco como o seu patrimonio indiscutivel (Salazar, 1995:46).
O parentesco é uma relacao humana universal com base biologica com variacoes nos significados socioculturais particulares. Este é um tema classico em antropologia, o parentesco é de grande importancia na vida quotidiana. Questoes como o divorcio, que nos parece tao moderna, é muito antiga noutras culturas (concedido a peticao dos dois), ou tambem o aborto, que noutras culturas (concedido a petição dos dois), ou também o aborto, que noutras culturas é admitido como algo normal. Também o tema das relações sexuais fora do matrimonio, que apenas são proibidas num 5% das culturas, e noutras são permitidas mas com certas condições. O parentesco é o sentido sóciocultural dos laços de sangue, tem uma base biológica mas precisa de uma interpretação e conhecimento social (exemplo o caso dos pais adoptivos). O parentesco é um tipo de relação social pautada. As funções que satisfaz o parentesco são: Economicas (subsistencia e controlo de sistema de produção), Psicologica(seguridade emocional), Sociais e Economicas(regulamentar as formas de intercambio, organizar os casamentos).
Grupo de Parentescos
Os antropologos estudam as definições, e relações de parentescos (= divisões sociais com vinculos relevantes, como por exemplo os descendentes do mesmo avô. Em muitas culturas, quando o antepassado comum fica no passado, fica no esquecimento e os seus descendentes não são considerados parentes entre si. Em muitas outras culturas os grupos de parentesco estão ligados com um TOTEM, que é um objecto emblematico com o qual se estabelece uma relação especial. Para mtarelhor entender o parentesco convem perguntar:
1º - quais as palavras usadas para os tipos de parentes em cada lingua particular?
2º - quem são os teus parentes? (o parentresco é constituido culturalmente, isto é, alguns