Cristo
O pastor é chamado para pastorear o rebanho de Deus, sob as condutas que o bom pastor Jesus Cristo deixou de exemplo, existem regras de conduta bem especificas para os obreiros de Deus na escritura, elas mencionam a capacidade de trabalho, de motivação pessoal, de conduta social e os aquilo que não pode ser cometido.
Porém entende-se que o homem é dotado de uma natureza com poderes que capacita a agir de maneira certa ou errada. Esses poderes são o intelecto ou razão, o sentimento e a vontade. Em conexão com estas faculdades humanas está a atividade da consciência, que envolve todos os poderes, e sem a qual não pode haver nenhuma ação moral. A autoridade moral de um líder não se fundamenta em sua credencial de obreiro, em seu cargo ou função. Fundamenta-se em sua integridade moral, em que está contido sua santidade, justiça, bondade e verdade.
Como ser moral, social e ético, o líder cristão nos tempos pós-modernos, precisa continuar aprimorando e observando os princípios da palavra de Deus, não se rendendo às ditaduras relativistas, filosóficas, antinomistas, ideológicas e culturais de nossa época.
O verdadeiro crescimento cristão tende a subir até à completa estatura de homens e mulheres em cristo. A verdadeira cultura, o refinamento real das idéias e maneiras, é completamente atingido quando se aprendem lições na escola de Cristo. O Senhor quer subamos ao monte, para estarmos mais diretamente em sua presença, para que possamos viver completamente segundo o seu coração.