Crises e impasses do mundo contemporaneo
Com base na Doutrina Truman, no ano de 1948, foi instaurado o Plano Marshall, o nome faz referência a seu inventor, o então secretário do Estado Americano George Marshall, que visava à reconstrução da Europa.
Por ele, os Estados Unidos decidem abandonar a colaboração com a URSS e investir maciçamente na Europa ocidental, a fim barrar a expansão comunista e assegurar sua própria hegemonia política na região.
Podemos afirmar que o grande legado do Plano Marshall foi: estabelecer bases militares nos países da Europa que não pertenciam ao bloco soviético. recuperar economicamente os países devastados pela guerra. organizar os exércitos aliados durante a Guerra Fria. impedir o desenvolvimento econômico dos países dominados pela União Soviética. proceder ao desarmamento dos países beligerantes, especialmente o Japão.
QUESTÃO 01
Leia o texto seguinte:
"O Oriente Médio é, sem dúvida, o local mais explosivo do mundo contemporâneo. A região fazia parte do Império Otomano, tornando-se protetorado franco-britânico após a I Guerra Mundial. Tal como ocorria na Ásia e na África, após a II Guerra iniciou-se o processo de descolonização, mas, em função da Guerra Fria e dos interesses petrolíferos, esse processo foi extremamente tumultuado."
(Marques,A.; Berutti, F. e Faria, R. História do tempo presente,Textos e Documentos 7. São Paulo: Ed. Contexto, 2003, p.169.)
Em relação ao Oriente Médio, os fatos relacionados às questões explosivas na região são: Guerra das Coréias. Criação do Estado de Israel. Conflitos entre tribos rivais. Guerra do Vietnã. Revolução Sandinista.
QUESTÃO 01
Após a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra, percebendo que a separação era irreversível, tentou preservar antigas colônias sob a influência econômica, apesar de terem conseguido sua independência política. Nem todas as mobilizações políticas em torno da emancipação, acompanharam o curso de ações violentas. Esta ruptura sem o emprego