Crise na argentina (2014)
Em 2001 o governo ficou sem dinheiro devido a falta de organização, onde gastavam mais do que recebiam. Então, anunciou que não teria como pagar as dívidas públicas do país que ultrapassaram 100 bilhões de dólares.
Dívida pública: dinheiro que o governo deve à empresas ou pessoas pela compra de títulos.
Comprar títulos das dívidas: pessoas ou empresas compram dívidas do governo e depois o governo devolve o valor mais juros.
Em 2010 a Argentina conseguiu renegociar com 92,5% dos credores. A outra parte, 15 bilhões de dólares dos 7,5% apenas aceitariam o valor integral dos títulos, sem negociação.
A Argentina possui 30 bilhões de dólares em sua reserva mas não pagará os 15 bilhões por que geraria outra crise financeira no país.
A Justiça americana mandou a Argentina pagar integralmente a dívida com os credores que não aceitaram o calote em 2001 e nem a renegociação. Como a Argentina não pagou esses credores, ela foi impedida judicialmente de pagar os credores que aceitaram a negociação da dívida.
Até agora não abalou os mercados financeiros mundialmente. Mas de imediato, a Argentina perdeu um pouco do pequeno crédito que já havia sobrado. O dólar também subiu por lá e piorou a inflação, juntamente diminui o crescimento da economia por lá.
A Argentina com essa crise só afeta o Brasil, da mesma forma que já afetava antes. Com a queda da economia, eles compram menos produtos brasileiros. Mas não muda muita coisa no nosso.
Só que a Argentina foi impedida judicialmente pela justiça americana de pagar os credores que aceitaram a negociação por que os
Mas a Argentina está em
Como a crise afeta o Brasil¿
A Argentina depende do comércio exterior para conseguir dólar vendendo seus produtos.
Desvalorização do peso.
Dolar subindo e real também
Desde o calote de 2001 financiamento internacional
Inflação quase 30% ao ano, pobreza e desemprego.
Governo faz burradas,