Os reflexos da crise da Argentina para a balança comercial brasileira
Relações Internacionais
Os reflexos da crise da Argentina para a balança comercial brasileira
Campinas
2014
INTRODUÇÃO O presente artigo foi baseado no Eixo temático "América do Sul e Integração Regional" e tem como objetivo destacar os reflexos da crise da Argentina para a balança comercial brasileira. Para entendermos estes reflexos, veremos que a aproximação econômica entre Brasil e Argentina foi um fator determinante para que a economia brasileira sofresse impacto com a crise econômica argentina, tendo em vista que o intercâmbio comercial entre ambos os países cresceu 49,9% nos últimos anos, de US$ 24,1 bilhões para US$ 36,1 bilhões. Serão apresentadas informações detalhadas em relação a crise na Argentina e os reflexos desta crise econômica na balança comercial brasileira devido ao aprofundamento da mesma.
1. Histórico da balança comercial brasileira Para entendermos o foco principal deste artigo, é necessário conhecer primeiramente o que é uma balança comercial e o histórico da balança de ambos os países. A seguir serão demonstradas as principais informações sobre estes assuntos.
Balança comercial é o termo utilizado na economia para representar as importações e exportações de bens e serviços entre os países em determinado período. O Saldo da Balança Comercial equivale ao total de Exportações - Total de Importações.
A balança comercial de um país é favorável quando este exporta mais do que importa de outros países, neste caso, registra-se um superávit no saldo da balança comercial. Caso contrário, a balança comercial é negativa ou desfavorável, onde registra-se um déficit no saldo da balança comercial.
Quando a balança comercial é favorável, a mesma apresenta vantagens para um país, atraindo moeda estrangeira, e gerando empregos dentro do país exportador.
Em uma análise geral da Balança Comercial