Tensão Geológica
Durante todo processo de prospecção do petróleo e perfuração do poço, é necessário observar e estudar o estado da rocha de formação, pois a mesma é submetida a diversos fatores externos, que podem comprometer a rocha, e levá-la a possíveis falhas no poço, até o desmoronamento das paredes do mesmo. Para se evitar tais problemas, é preciso uma pesquisa aprofundada por partes de profissionais de petróleo, levando em consideração conceitos da indústria petrolífera e também da disciplina de geologia, especificadamente, a mecânica das rochas, que em muitos cursos que envolvem esse âmbito, ela é estudada como um componente curricular único. Nesta questão, são abordados aspectos relativos ao estado de tensão, que esta atuando em uma determinada rocha, as deformações causadas por esse estresse, as relações existentes entre tensão e deformação. Com todo esse procedimento, é possível presumir as propriedades das rochas, auxiliando aos pesquisadores que assim, poderão determinar um possível lapso na estrutura da perfuração.
Desenvolvimento
TENSÃO
A submissão de um determinado material a uma força externa induz cargas internas. Estas afetam a maneira do mesmo se comportar e a possível deformação causada. Segundo a 1° figura. A tensão média que atua no plano , é definida como sendo a razão da força F e da área definida pela seção A-A, como e mostrado na equação seguinte:
F/A(1.a) A tensão local que atua em um determinado ponto , pode ser definida pela razão entre o elemento da força dF e o elemento da área dA.
dF/dA(1.b) Em representação vetorial, segundo a 2° figura. A força dF e a tensão , não atuam em uma direção normal ou tangencial a superfície. Podendo atuar também de forma decomposta, dividindo-se em dois componentes. A tensão normal ao plano e a tensão cisalhante, paralela ao plano .Segundo a 3° figura. Um corpo esta submetido a dois tipos de tensões, como foi visto