Elementos Estruturais das Rochas
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DAS ROCHAS
Aline Junqueira Silveira
Andrews Inacio de Oliveira
Heverton Nonato Ferreira
Juliane Jesus de Souza
Leonardo Santos Ferreira
Poços de Caldas
2013
10
1 INTRODUÇÃO
No presente trabalho que se segue falaremos a respeito dos elementos estruturais das rochas abordando o ramo da Geociência que estuda as estruturas geológicas, a Geologia
Estrutural. Uma abordagem mais detalhada sobre o estudo da geologia estrutural faz-se de muita relevância dentro da geologia de engenharia, pois uma correta e eficiente caracterização estrutural em projetos de engenharia civil possibilitam um melhor planejamento e otimização de recursos em uma obra de edificação.
11
2 ELEMENTOS ESTRUTURAIS DAS ROCHAS
2.1 Estrutura tectônicas
As estruturas geológicas das rochas são caracterizadas de acordo com seu posicionamento e com sua forma, e podem ser representadas de maneiras especificas. Assim, uma correta análise dessas características estruturais nos revelam áreas ondem podem ocorrer zonas de fraqueza ou ruptura dos maciços rochosos, causadas por alguns fatores que serão abordados no decorrer deste trabalho e que fazem parte das estruturas tectônicas como um todo. As estruturas tectônicas podem ser compreendidas como:
Estruturas geradas em estado de fluxo plástico ou em estado rígido, dependendo das condições de deformação. Do estado plástico, as estruturas são representadas, principalmente, por dobras, zonas de cisalhamento, foliações e lineaçoes. No segundo, as estruturas são representadas sobretudo por descontinuidades físicas classificadas, basicamente, como juntas e falhas. (MAGALHÃES; CELLA, 1998, p.
39).
Essas deformações são causadas devida a ações de forças que se originam no interior da Crosta Terrestre e que serão detalhadamente classificados a seguir.
2.1.1 Dobras
As dobras podem ser precebidas em certos tipos de rochas. Podem se