2001 2007 Verbetes
2001
Implementação da Zona euro (2 de janeiro).
Embargo à carne brasileira (fevereiro). Canadá, Estados Unidos e México suspendem as importações de carne bovina brasileira, com a alegação de que estaria contaminada pela doença da vaca louca. O embargo é suspenso após técnicos canadenses constatarem que as acusações eram infundadas.
Plataforma da Petrobras afunda (15 de março). Explosões afundam a estrutura da maior plataforma da Petrobras e causam enorme prejuízo para a empresa.
Crise energética. Decreto nº. 3818 de 15.5.2001, publicado no DOU de 16.5.2001 (16 de maio). Por meio do decreto o Governo Federal “Dispõe sobre medidas emergenciais de redução do consumo de energia no âmbito da Administração Federal.”
Brasil contabiliza focos de febre aftosa (junho). Afeta diretamente a economia de alguns estados brasileiros e o frigorífico Mercosul paralisa temporariamente suas atividades.
Sobrevalorização do dólar (junho). O real tem desvalorização de cerca de 20% no ano.
“Apagão elétrico”. Racionamento na distribuição de energia elétrica (julho). Primeiro adotam-se medidas de incentivo ao consumidor para que economize no uso de energia; depois, instala-se o racionamento a partir do segundo semestre do ano de 2001 até fevereiro de 2002. O governo impõe redução de energia em 20% para todos os consumidores. O racionamento de energia elétrica tem forte impacto econômico, pois a indústria é obrigada a produzir menos para cumprir as metas do racionamento de energia. A conseqüência é a redução do PIB e o aumento do desemprego.
Criação e instalação da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE) do Conselho de Governo (24 de agosto). Criada por meio da Medida Provisória nº. 2.198-5, de 24 de agosto de 2001, publicada no DOU de 27 de agosto de 2001. Outra providência tomada por meio dessa medida é o Programa Estratégico Emergencial de Energia Elétrica.
Criação da Comercialização Brasileira de Energia Emergencial – CEBEE (29 de agosto). Por meio