alcoolismo
Ano letivo 2013/2014
Índice
Introdução 3
Alcoolismo 4
Conclusão 7
Webliografia 8
Bibliografia 8
Introdução
Atualmente, o abuso do álcool tem alcançado proporções massivas, tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. O problema do alcoolismo transformou-se sem dúvida, num dos fenómenos sociais mais generalizados das últimas décadas.
O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Educação Física e consiste no alcoolismo. Este trabalho tem como objetivo ajudar as pessoas a compreender e refletir acerca deste problema que afeta tanta gente atualmente.
Alcoolismo
O álcool é frequentemente associado à diversão e ao bom ambiente devido aos seus efeitos quando é consumido em pequenas quantidades. Porém, não devemos esquecer que o álcool pode ser prejudicial ao nosso corpo, desde a típica bebedeira aos diversos problemas físicos e emocionais, caso seja consumido em excesso inadequadamente.
O alcoolismo resulta do abuso de bebidas alcoólicas, que podem ser bebidas fermentadas, como o vinho e a cerveja ou bebidas destiladas, como bebidas espirituosas. Esta é uma verdadeira doença, caracterizada pela dependência do individuo relativamente ao álcool. Tudo começa por um consumo “normal” de álcool, mas pouco a pouco, por razões psicológicas ou sociais, o álcool torna-se uma verdadeira droga. Também se acredita que um dos fatores seja a hereditariedade, ou seja, os filhos de pais alcoólatras têm maior predisposição a desenvolver a doença. Na maior parte dos casos, a doença é contraída durante a adolescência, fase em que se busca aprovação e maior segurança, como uma forma de defesa para sentir-se aceito pelo seu grupo de amigos. Beber é, habitualmente, uma prática associada a alguma comemoração, a momentos bons ou divertidos, e isso, atrai em