crise jornalistica pdf
Crise
Jornalística
Trabalho realizado por:
Maria Inês Cunha de Freitas Aguiar nº2170
1
Índice
Tema……………………………………...……página 3
Tese………………………………………….....página 4 e 5
Trabalho de campo………………………...página 6
Conclusões………………………..................página 7
Anexos…………………………………………página 8 e 9
2
A crise jornalística
3
Tese
Resistirão os quiosques à crise jornalística implementada nos dias de hoje? Hoje em dia o jornalismo atravessa uma crise no que diz respeito ao jornal impresso. É cada vez mais frequente que o jornal em papel seja desprezado pelo público em geral, acabando por utilizar com maior frequência o jornal online.
Devido ao avanço tecnológico que ocorre de dia para dia, o público recorre a maior partes das vezes ao jornal online por ser fácil de aceder, com um custo mínimo ou mesmo gratuito, e por se puder ler ou consultar rapidamente e em qualquer lugar ou circunstância.
Contrariamente, o jornal em papel, que é visto nos quiosques por todos, tem um custo variado sendo também fácil de aceder, dependendo da deslocação de cada um à compra do mesmo, mas por outro lado sendo em papel, cria satisfação por pudermos “tocar” na informação que todos os dias nos é dada.
A crise jornalística implementada nos dias de hoje tende a piorar cada dia que passa, por haver cada vez menor adesão ao papel e cada vez maior adesão ao ecrã. Esta grande e corrente adesão aos meios eletrónicos tem como principal causa a dependência que o ser humano sofre hoje em dia em relação aos ecrãs e ao virtual, que começa com os mais pequenos, com as playstation, com os gameboys e mais recentemente com os ipad´s, e termina nos mais idosos que já utilizam novas tecnologias para passarem os seus dias, como maneira muitas vezes de ultrapassarem os momentos de solidão. Não
4
esquecendo a classe trabalhadora que depende 24 sobre 24 horas do uso de telemóveis, tablets, televisões e computadores, seja no escritório, em casa ou até mesmo em locais como o ginásio ou