CRISE DE 1929 / CRISE DE 2008
CRISE DE 2008
Introdução
Na história do capitalismo podemos citar até o momento duas grandes crises que contribuíram para que acontecesse grandes mudanças, essas geraram crises na política e economia, e também ideologias. A primeira grande crise do capitalismo que afetou o mundo em 1929 quebrou a bolsa de valores de Nova York.
No inicio da década da década de 20 os Estados Unidos passou por uma grande crescimento antes da crise pós primeira guerra, o pais floresceu, mas tudo isso chegou ao fim 1927, o pais estava numa superprodução e entrou em colapso devido a diminuição do mercado consumidor.
A segunda Crise do capitalismo ocorreu recentemente em 2008 seus efeitos são sentidos até hoje nos países desenvolvidos essa crise foi sentida com mais força nas economias desenvolvidas de inicio porém com o passar dos anos economias emergentes foram afetadas. A crise foi um desdobramento da falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850. Foi um efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes".
Desenvolvimento
A crise de 1929
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas