Hinduísmo
Luiz, Lucas e Victor
Introdução
É a mais antiga e terceira mais seguida religião do mundo. Tem aproximadamente 800 milhões de seguidores. Possui muitas crenças diferentes, porém todas se baseiam na ideia de um ciclo sucessivo de nascimento, morte e reencarnação. Não tem um fundador, nem organização de espécie alguma, há sim uma variedade de crenças e práticas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal,
Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.
Etimologia
Este nome provém da palavra persa hindu, e da palavra em sânscrito sindhu, que significa “rio”, refere-se aos que habitavam no vale do Indo.
Etapas da Vida
Nascimento
Assim que a criança nasce ela é lavada e seus cabelos são raspados
(sinal de purificação), e a palavra Om é escrita com mel em sua língua. Depois recebe seu nome num ritual chamado Namkaran.
Casamento
A cerimônia de casamento hindu pode durar até 12 dias, com festas, danças e rituais religiosos. O principal ritual acontece à noite. O casal anda em volta de um fogo sagrado e dá sete passos, cada um simbolizando um aspecto de sua vida a dois.
Morte
Os hindus tradicionalmente são cremados em uma pira aberta, acesa pelo filho mais velho do falecido. Os ossos são jogados na água, para purificá-los e libertar o espírito da pessoa.
Casamento Hindu
Morte Hindu
Deuses
Cultos e Templos
Símbolos
Aum/Om
É composto de três letras sânscritas, aa ,au e ma que, quando combinados, fazem o som Aum ou
Om . O símbolo mais importante do hinduísmo, que ocorre em cada oração e invocação para a maioria dos deuses começa com ele. Como o símbolo da devoção, Om é frequentemente encontrado na cabeça de letras, pingentes, consagrado em todos os templos hindus e santuários da família. Este símbolo é realmente uma sílaba sagrada que representa o
Brahman ou o Absoluto - a fonte de toda existência. Brahman, em si, é incompreensível então um símbolo é
Suástica
Tem um grande significado religioso