Crise de 1929 e 2008
No periodo da Primeira Guerra Mundial, a economia dos EUA estava no auge de seu desenvolvimento. Suas industrias produziam e exportavam muito, principalmente para países europeus.
Com o termino da guerra os EUA manteve suas exportações, pois os países europeus estavam se preocupando em reparar os danos que sofreu na guerra, reconstruindo as industrias e cidades, precisando então manter suas importações .A situação começou a mudar no final da década de 1920, quando as cidades européias já estão reconstruidas e diminuem drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos. Essa drastica diminuição das exportações para a Europa, fez com que as indústrias norte-americanas começassem a aumentar os estoques de seus produtos, pois não conseguiam mais vender. A maioria destas empresas tinham ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Em outubro de 1929, houve a desvalorização das ações dessas empresas, oque fez com que seus investidores corressem para vender suas ações, assim, com muitas pessoas vendendo suas ações houve uma grande desvalorização delas em poucos dias. Varias empresas faliram e o desemprego atingiu inumeros trabalhadores, da noite para o dia pessoas ricas passaram para a clase pobre.A crise se espalhou por quase todo o mundo, já que os EUA tinham relações comercias com varios continentes. Foi a maior crise da historia dos EUA, e também ficou conhecida como “A Grande Depressão’’.
A crise também atingiu de Brasil, já que os EUA era seus maior comprador de café, houve uma drastica diminuição das exportações do café brasileiro, oque levou a diminuição dos preços. O gorverno brasileiro, para evitar grande desvalorização do produto, comprou e queimou toneladas de café, para diminuir a oferta e manter o preço do principal do produto brasileiro da época. Porém a crise trouxe algo positivo para a economia brasileira, pois com a crise do café n