Hindu smo1

2479 palavras 10 páginas
Hinduísmo
Luiz H, Lucas e Victor

É uma das maiores e mais antigas religiões. Hoje em dia existem aproximadamente 800 milhões de hindus no mundo.
O hinduísmo possui muitas crenças diferentes, porém todas se baseiam na ideia de um ciclo sucessivo de nascimento, morte e renascimento. A religião não possui um fundador , nem um criador fixo, nem organização de espécie alguma. Há sim uma variedade de crenças e práticas.
Os hindus creem que todos os seres vivos são parte do mesmo espírito, e acreditam na reencarnação. Por isso a maioria deles é vegetariana. São politeístas.

Etimologia
Este nome provém da palavra persa hindu, que significa rio, refere-se aos que habitavam no vale do rio Indo.

História
As crenças e práticas religiosas básicas do hinduísmo não são compreendidas fora de seu contexto histórico. Apesar de ser impossível situar os primeiros textos e eventos, traça-se seu desenvolvimento cronológico com muita clareza.
No vale do rio Indo cresceu, em torno de 2000 a.C., uma próspera civilização. Em 1500 a.C., quando as tribos arianas invadiram a Índia, esta civilização entrou em decadência. Ao se fixarem no Punjabi, os arianos traziam seu panteão de divindades indo-europeias. Os deuses do panteão védico sobreviveram no hinduísmo tardio, mas já não eram objetos de culto. Em 900 a.C., os arianos ocuparam o rico vale do rio Ganges, onde desenvolveram uma civilização e um sistema social sofisticado. Durante o século VI a.C., o budismo começou a infiltrar-se na Índia e, ao longo do milênio, interagiu com o hinduísmo.
Aproximadamente entre 200 a.C. e 500 d.C., a Índia foi invadida por grupos provenientes do norte e iniciou-se um período de mudanças e definições para o hinduísmo. Durante esta época foram concluídas as obras épicas Dharma Shastras e Dharma Sutras. No império Gupta (entre 320 e 480
d.C.), quando grande parte do norte da Índia esteve subjugada a um único poder, o hinduísmo clássico encontrou sua máxima expressão: codificaram-se as leis sagradas,

Relacionados