Criptografia
Capítulo Página
1.0 Introdução 2
2.0 O que é Criptografia 2
3.0 Tipos de Criptografia 4 3.1 Redes sem Fio 5
4.0 Utilização da Criptografia 6
6.0 Conclusão 7
7.0 Bibliografia 8
1.0 Introdução
Criptografia é um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la.
O envio e o recebimento de informações sigilosas é uma necessidade antiga, que existe há centenas de anos. E daí a criptografia tornou-se uma ferramenta essencial para que apenas o emissor e o receptor tenham acesso livre às informações.
Este trabalho tem por objetivo abordar o significado de criptografia, quais os tipos existentes, seus aspectos e conceitos mais importantes.
2.0 O que é Criptografia
O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "Kryptós" e "gráphein", que significa "oculto" e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Para isso varias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras.
A troca de informações sigilosas é uma prática antiga, existente há centenas de anos, e que até bem pouco tempo era predominante em meio aos livros e documentos. O surgimento da internet e a facilidade que esta proporciona de transmitir dados de maneira precisa e extremamente rápida fez de tal prática um recurso essencial para permitir que apenas emissor e receptor obtenham acesso livre à informação tratada.
A criptografia segue quatro princípios básicos: confidencialidade, autenticação, integridade da informação e não repudiabilidade (ou seja, o remetente não pode negar o envio da informação). Apesar de ser recurso importante na transmissão de informações pela internet, a criptografia não é capaz de garantir total segurança, pois sempre existe alguém que consegue