criminologia
Hoje em dia a criminologia e a política criminal são responsáveis pela construção de cenários criminalísticos com base em estatísticas quantitativas e qualitativas que permitam elaborar uma melhor iniciativa de prevenção e combate ao crime. A interpretação desses dados é muito importante para que não ocorram estratégias precipitadas baseadas na mera análise superficial das estatísticas.
De maneira preventiva a criminologia auxilia na elaboração de políticas públicas voltadas para atividades que diminuam os índices de criminalidade. Essas políticas podem ser voltadas para diversas áreas, geralmente a análise dos dados criminológicos permite identificar insatisfações locais que incentivem a prática de crimes como, por exemplo, problemas na saúde pública, iluminação pública, falta de ambientes voltados ao lazer, e deficiência no sistema educacional. Essas são variáveis indiretas que influenciam fortemente na diminuição ou aumento no número de delitos.
A criminologia e a política criminal são essências no combate aos crescentes índices de criminalidade, em especial nas grandes metrópoles, a análise consistente dos contextos sociais com maiores incidência de crimes é indispensável para que os órgãos públicos percebam que a vulnerabilidade social é uma grande aliada da violência. Combater a violência atualmente não se trata apenas de prender mais e por mais tempo, e sim atacar as raízes que levam a esse comportamento criminoso massivo.