Criminalidade no Brasil
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
FERNANDA LINHARES DOS SANTOS
OS FATORES CONDICIONANTES DA CRIMINALIDADE: UMA ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO
FLORIANÓPOLIS
2013
FERNANDA LINHARES DOS SANTOS
OS FATORES CONDICIONANTES DA CRIMINALIDADE: UMA ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO
Trabalho de conclusão de curso apresentado no curso de graduação em Ciências Econômicas, na Universidade do Estado de Santa Catarina.
Área do conhecimento:
Professor Orientador: Fernando Pozzobon
FLORIANÓPOLIS
2013
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o Brasil passou por inúmeras mudanças no âmbito social e econômico. A partir da década de 1990, o país destacou-se internacionalmente por sua economia não mais instável, como era nas décadas anteriores, e pelo seu nível de desenvolvimento social em constante crescimento. Muitos foram os avanços na esfera social, como a diminuição da pobreza, o aumento dos níveis educacionais, entre outros. Porém existem alguns problemas sociais que ainda persistem em nosso país, a exemplo da criminalidade. Mesmo com melhorias pontuais, os níveis de criminalidade do Brasil, como um todo, ainda se elevam e preocupam a população e as autoridades governamentais.
As taxas de criminalidade e de violência têm aumentado no Brasil, entretanto elas são maiores em alguns estados e menores em outros. Sabe-se que o Brasil é um país muito diversificado devido à sua enorme extensão territorial, desigualdade socioeconômica e variedade cultural. Por isso, as melhorias sociais ocorreram de forma desigual pelos estados, sendo em sua maioria regionalizadas e pontuais.
A criminalidade segue aumentando em grande parte dos estados brasileiros, apesar dos avanços em outras áreas socioeconômicas. O crime é um dos principais problemas sociais brasileiros, e é por isso que muitos estudiosos e pesquisadores procuram identificar as principais causas e