Drogas e Criminalidade no Brasil
Não há liberação no comércio de drogas leves ou pesadas no Brasil, porém, de forma clandestina, jovens na maioria das vezes de 15 a 25 anos, encontram formais mais fáceis de comprar, usar e lucrar através de vendas, tendo seu prazer momentâneo que a droga causa e repassando para outros jovens. O que acontece é que quando um jovem é pego com quantidade mínima de maconha, ele é considerado como usuário, sendo assim liberado, mas só em determinados países.
Com a criação de drogas mais pesadas, e a evolução do ritmo de compra e venda cada vez mais jovens são presos em “flagrantes” com drogas indevidas e quantidades enormes. Muitos desses casos, não só pelo prazer, mas como a maioria são de regiões pobres, são para lucrar, forma de conseguir dinheiro, mas com consciência que é clandestinamente. Existem casas ou projetos de abrigam jovens que são viciados para tratamento onde eles ficam lá sem o uso e longe até da família, mas ele precisa querer.
Mas não é só de repasse de drogas que esses casos aumentam, porque junto com eles evolui a violência de modo absurdo, em que metade ou mais da metade dos assassinatos no Brasil tem como causa as drogas. Homicídios, assassinatos, assaltos, acidentes de carro, tudo isso e outras diversas violências à maioria são por jovens assim. Fora que os jovens que entram para esse ramo geralmente não saem mais e não procura outras formas de sobreviver, como o trabalho digno. E a criminalidade influencia em todos esses aspectos.
O uso de drogas lícitas ou ilícitas, acompanhados com o seu prazer de momento, sempre foram atraentes. Embora haja o