Fatores da Criminalidade
“A sensação de insegurança no Brasil não é sem fundamento. Somos, de fato, um dos países mais violentos da América Latina, que por sua vez é a região mais violenta do globo. Em uma pesquisa da Organização das Nações Unidas, realizada com dados de 1997, o Brasil ficou com o preocupante terceiro lugar entre os países com as maiores taxas de assassinato por habitante. Na quantidade de roubos, somos o quinto colocado. A situação seria ainda pior se fossem comparados os números isolados de algumas cidades e regiões metropolitanas, onde há o dobro de crimes da média nacional. São Paulo, por exemplo, já ultrapassou alguns notórios campeões da desordem, como a capital da Colômbia, Bogotá.”.
Esse trecho reflete a situação no nosso país em relação à criminalidade.
Introdução
A criminalidade é um fator histórico que está presente desde as civilizações antigas, no momento em que o homem passou a conviver em sociedade com regras e normas de boas condutas, sempre houve quem desrespeitasse.
Os economistas têm tentado usar a teoria econômica para entender os fatores determinantes da criminalidade, Becker e Ehrilch viam as atividades criminosas como um trabalho qualquer, com remuneração, mas com o risco de prisão.
A criminalidade é um grande assunto a se discutir, os estudiosos analisam o perfil do criminoso visando avaliar seus conflitos na sociedade buscando entender as causas da criminalidade. A Criminologia é um conjunto de conhecimentos que estudam os fenômenos e as causas da criminalidade.
Fatores determinantes
- Pobreza: A má distribuição de riquezas e frequentes crises econômicas estão diretamente ligada a criminalidade.
“A falta de infraestrutura das famílias e de apoio de programas que possam ajudar o menor, já nos primeiros dias de sua vida, é a carência básica de seu mais elementar direito, a alimentação. Isto já determina naturalmente o que será a criança em termos de funcionamento intelectual, vez que a subalimentação, a desnutrição