Crimes passionais
A violência é um fato traumático onde as vitimas podem manifestar diversos níveis de estresse. Esses níveis estão relacionados com a variabilidade de recuperação das vitimas, onde esse processo dependerá das características da própria vitima. O modo como ela é acolhida pela família, pelos amigos, pelas instituições sociais, poderá diminuir drasticamente as consequências do fato ocorrido.
As crianças, por terem menor desenvolvimento físico e emocional, apresentam menos recursos cognitivos e, portanto, menos experiência no confronto com eventos estressantes. Esses fatores podem vir a aumentar a severidade dos problemas na vitima.
Para a criança, testemunhar um fato traumático também pode ser o fator suficiente para desencadear sintomatologia desadaptativa. Normalmente se espera que este impacto se dê nas vítimas diretas, e não nas vitimas indiretas.
Sabe-se que os efeitos mais aparentes da violência costumam ser de natureza psicológica, mas eles não são únicos. As crianças, com mais freqüência que os adultos, podem apresentar seqüelas ligadas ao funcionamento comportamental, social, cognitivo e físico
O sentimento dos fatos entra mais no espaço da subjetividade, pois o que é para um pode vir a não ser da mesma forma para outro em outras situações, mas a